noticias
PUBLICIDADE
22 de setembro às 21:33
Claudia Leitte se torna uma marca poderosa no Brasil e no mundo

2

Muito mais do que esbanjar talento vocal, suingue e beleza, Claudia Leitte transformou-se nos últimos anos numa das marcas mais valiosas do show business nacional. E não apenas pelas vendagens de produtos musicais nos formatos físicos e digitais ou por lotar os espaços onde apresenta seu show. Sua marca está em alta porque Claudia é uma das principais vendedoras de produtos do país. Desde julho do ano passado, integra o primeiro time das personalidades que mais aparecem em campanhas de TV, ao lado de Rodrigo Faro, Gisele Bündchen, Ronaldo Fenômeno, Neymar e Reynaldo Gianecchini.

“Entre os artistas da música, ela é quem mais aparece nos comerciais em número de veiculações”

reforça o publicitário Fábio Neves, que há dois anos está no comando da 2T’S Entretenimento, empresa de Claudia com sede em Salvador e business office na Vila Olímpia, em São Paulo, onde ele dá expediente.

É evidente que o sucesso alcançado no mercado publicitário pela cantora carioca “de alma baiana” está atrelado ao seu próprio êxito artístico, que vem numa crescente sem limites desde que ela assumiu os vocais da banda Babado Novo em 2001, da qual saiu sete anos depois para lançar-se em carreira solo. Mas é inevitável dissociar tal êxito do trabalho realizado por Fábio Neves e sua equipe.

Paraense de Belém, Fábio foi recrutado pela artista no mercado corporativo (vinha presidindo a multinacional Pitney Bowes Semco) para estreitar as relações comerciais e estratégicas com o mercado interno e externo, contratantes, patrocinadores, mídia e imprensa. Ou seja, Claudia agregou gestão profissional à administração familiar de sua carreira e negócios (comandada por seu pai e seu marido).

“Eles me procuraram no início de 2012 porque tinham um plano de desenvolver a carreira da artista de uma forma mais profissional do ponto de vista mercadológico, além de projetá-la em nível internacional, e eu aceitei o desafio”

Nesse período em que está no comando da 2T’S Entretenimento, o executivo desenvolveu um sistema muito particular para gerir e potencializar a imagem de Claudia Leitte.

“O normal é o artista fazer sucesso e as marcas tirarem proveito disso, através de campanhas e outras ações. Porém é possível fazer o caminho inverso. Ou seja, quando você conhece os atributos profissionais e pessoais da personalidade com quem está trabalhando, fica mais fácil posicioná-la no mercado através de ações pró-ativas”

Segundo Fábio, a 2T’S contratou os serviços da Ilumeo (empresa especializada em pesquisas de mercado para análise de marcas, que tem como clientes Chevrolet, Banco do Brasil e Coca-Cola), que a cada três meses realiza enquetes populares em nível nacional para detectar os atributos de Claudia e testar seu potencial como “vendedora”.

“Cada pesquisa envolve quatro mil pessoas, de ambos os sexos, de faixas etárias e sociais diversas. Através dessas pesquisas, fica fácil saber o que a artista pode vender ou promover com mais verdade”, afirma. A explicação de Fábio faz sentido. “Não combina, por exemplo, um craque do futebol, rico e famoso, estrelar uma campanha de um carro popular”

De posse dos resultados dos levantamentos feitos pela Ilumeo, Fábio e sua equipe podem direcionar o trabalho de prospecção às empresas e marcas identificadas com os atributos de Claudia mais destacados nas pesquisas.

“Ela é o tipo mãe moderna, que cuida da casa, dos filhos. É esposa presente, enfim, tem ótima relação com sua família… Tem ainda a coisa da mulher guerreira, que foi atrás do seu sonho e alcançou êxito naquilo que sonhou. Aquela coisa do “eu não desisto nunca”. E, claro, há os atributos de sensualidade, beleza, confiança, alegria. Quando vamos prospectar um novo parceiro na área empresarial, já sabemos que de fato aquela determinada marca tem adequação ao perfil da Claudia”

Ele exemplifica citando o contrato fechado com a Gillette.

“Mostramos à empresa que mulheres modernas como a Claudia nem sempre tem tempo para frequentar salões para depilar o corpo etc. Em poucos dias o contrato com a linha feminina de aparelhos Venuz da multinacional estava assinado”

explica Fábio, ressaltando que, como Claudia Leitte é uma cantora, as campanhas publicitárias invariavelmente precisam contemplar música.

“No caso da Gillette, ela até ajudou a criar o jingle que canta no filme”, conta.

Ao todo, a artista mantém atualmente contratos de longa duração (dois anos) com 11 marcas, entre elas Sky, Lâmpadas FLC, Guaraná Antarctica, Cosméticos Jequiti e Chocolates Garoto – além de contratos pontuais, como o firmado este ano com as Lojas Riachuelo, envolvendo o Dia das Mães.

“A ideia é manter sempre acordos abrangentes e de longa duração, inclusive envolvendo patrocínio de turnês e gravação de DVDs ou videoclipes, além dos produtos carnavalescos da cantora, como bloco, hotel temático, camarotes etc. Enfim, queremos sempre vincular as marcas parceiras a tudo que a Claudia estiver fazendo. Entretanto, eventualmente acabamos fechando campanhas pontuais, como no caso da Riachuelo”

afirma Fábio, que ressalta:

“Acredito que o número de contratos publicitários que temos no momento é suficiente. Tudo que é exagerado, fica ruim, cansativo, e queremos sempre manter esse ar de frescor na imagem da Claudia”

clasia-quadro

Música:

Ao fechar parcerias longas e abrangentes com grandes empresas, Claudia Leitte pode oferecer ao público um show grandioso em termos de produção.

“Nossa proposta é levar ao público muito mais que um show. É levar um espetáculo. E isso custa, demanda uma logística complicada. Temos uma equipe grande. Então, essa superprodução só é possível graças aos parceiros”

explica Fábio Neves, completando que a artista costuma fazer no máximo 12 shows por mês, entre as apresentações convencionais e as fechadas para o público corporativo.

“A Claudia quer preservar o lado mãe, quer voltar pra casa sempre. Sem falar que sua agenda prevê inúmeros compromissos além dos shows – como lançamento de produtos, participação em filmes publicitários e outras ações firmadas com os patrocinadores.”

Carreira internacional:

Enquanto mantém sua carreira musical no Brasil – que inclui a participação como jurada do programa The Voice, da Rede Globo –, Claudia Leitte começa a flertar com o mercado internacional. E aí também percebe-se a atuação de seu manager.

“Queremos, sim, trabalhar a carreira internacional, mas sem pressa. Estivemos algumas vezes nos Estados Unidos e conhecemos muitos profissionais do meio, alguns dos quais tinham projetos até urgentes para a artista. Esse não é o caso. Acabamos fechando com a Roc Nation, empresa do rapper Jay Z, que trabalha com artistas como Rhianna, Shakira e Kilye Minogue. Percebemos que havia adequação, sinergia entre nossas propostas. Então, esta primeira fase está sendo de aprendizado. Claudia já participou de diversas reuniões com executivos, produtores e compositores ligados à Roc Nation para preparar um primeiro projeto internacional, cantando em inglês e espanhol. Mas nosso foco principal é o mercado interno. A carreira internacional será apenas uma extensão do que fazemos aqui. O lançamento internacional deve acontecer só em 2015, mas até lá todo aprendizado que estamos adquirindo com essa troca de informações está sendo colocado em prática aqui no Brasil”

Gravar o tema da Copa do Mundo e se apresentar no show de abertura do evento ao lado de Jennifer Lopez e Pitbull fizeram parte deste projeto de internacionalização da marca da cantora. Da mesma forma, o contrato fechado com a Zumba Fitness, programa que usa a música como plataforma de suas aulas – para acelerar, através de coreografias e intensidade de movimentos, a perda de calorias. “

“Claudia é a embaixadora da Zumba Fitness no Brasil. Mas esse programa é popular no mundo todo, está presente em todas as academias de ginástica e dança”, explica o manager. “Cerca de 17 milhões de alunos no mundo inteiro tiveram acesso à coreografia da música Largadinho, de Claudia”

Fonte: Portal Sucesso

Compartilhe:  
02/08
Claudia Leitte é a 5° maior produtora do Instagram Stories, no mundo.
29/07
Claudia Leitte apoia ação que pede ajuda de Mark Zuckerberg para hospital baiano
28/07
Claudia Leitte está ansiosa para o ‘The Voice Kids’: ‘Sou manteiga derretida’
27/07
Claudia Leitte curte dias de turista na Itália
26/07
Claudia Leitte é a homenageada da 10ª edição do Prêmio Quem Acontece
Facebook
Instagram

© 2013-2017 www.milkbrasil.com
Todos os direitos reservados.